A busca de ser você mesmo…

Carl Ransom Rogers

Carl Ransom Rogers foi um psicólogo norte-americano que desenvolveu uma teoria sobre relações humanas com base em pesquisas e experiências clínicas e pessoais – nomeada ‘Abordagem Centrada na Pessoa’.

Para ele a liberdade de ser você mesmo vem da autodescoberta. Ele acredita que essa autodescoberta envolve a busca do jeito de ser de cada um.  

Sabe-se que, por vezes, não compreendemos de maneira harmoniosa o que estamos sentindo, pensando e a forma como estamos nos expressando, assim nossos dilemas vivenciais são compreendidos e explicitados de maneira incongruente, deixando de expressar o que realmente somos, podendo trazer prejuízos em diferentes situações. 

Considerando que temos a chance de descontruir os comportamentos defensivos e reestabelecer a congruência entre o que sentimos, pensamos e fazemos, conseguimos retomar o processo de autodescoberta contribuindo para realizações das pessoas. Se possível e preciso, a psicoterapia pode te ajudar nesta caminhada, quanto mais nos tornamos conscientes de nossas experiências, mais temos capacidades de nos transformar no que realmente somos.

Atualização de Potencialidades

Acredita-se que existe uma tendência motivacional do desenvolvimento humano chamada de ‘tendência a atualização/realização’ que tem a missão de realizar as potencialidades das pessoas. Essa tendência é inerente a todos nós e opera em busca da saúde e do bem-estar tanto físico quanto psicológico. 

Dessa forma, quando nos percebemos em situações em que não estamos funcionando em equilíbrio entre nossos sentimentos, pensamentos e atitudes, vale lembrar que temos uma capacidade inerente para reorganização de percepções em busca da atualização de suas potencialidades. 

Neste momento você deve estar pensando que reorganizar as percepções sobre você mesmo é algo difícil, pois estamos tão acostumados a funcionar num ‘piloto automático’ que nos distanciamos da nossa capacidade de autodescoberta. 

Sabemos que esse processo envolve intensa atenção e foco na exploração de si mesmo, por isso fique atento a alguns elementos:

  • Sente-se nervoso, aflito, ansioso constantemente;
  • Está com dificuldade de dormir, tem perdido noites de sono;
  • Tem apresentado alteração no apetite,
  • Não tem sentido motivação para realizar atividades diárias;
  • Tem tido pensamentos negativos recorrentemente;
  • Tem apresentado mudança de ânimo repentina.

Caso tenha identificado tais elementos frequentes e intensos em seu dia a dia, você pode estar sentindo sinais de sofrimento emocional. Para tanto, se sentir que precisa de ajuda, entre em contato conosco pois um atendimento psicológico pode ajudá-lo.

Como a Psicologia pode Ajudar

Os atendimentos psicológicos podem contribuir no processo de atualização de potencialidades do desenvolvimento humano, pois acredita-se que a relação psicoterapêutica ajuda você a olhar para a situação de uma forma mais real e reconhecer sua capacidade de resolução de problemas, e encontrar novas soluções frente as experiências vivenciadas.

Esse processo facilita a ampliação de consciência acerca do que se está vivenciando, ajudando a pessoa a (re) construir um jeito de viver mais fluído, que considera os sentimentos e percepções da pessoa sobre si, descobrindo através de suas próprias experiências novas formas de ser.

Caso tenha se interessado e queira ajuda no seu processo de descoberta a psicoterapia presencial ou online podem te ajudar nisso.

Deixe um comentário