Ajudar a Criança com Autismo a Esperar

Esperar nem sempre é fácil para a criança com autismo!

Entretanto, essa habilidade é requisitada diariamente em nossas vidas: esperamos na fila do mercado, na fila do banco, no trânsito, esperamos a nossa vez de falar. Nas vivências infantis também é preciso esperar, esperar a vez para ir no pula-pula, a hora do lanche, o adulto terminar uma atividade para então poder pegar aquele brinquedo que está no alto, esperar a mãe terminar de falar ao telefone para poder conversar.

Conseguir esperar é demonstrar um bom funcionamento de uma área cerebral específica, que fica no lóbulo frontal (bem aí na região da sua testa) – o controle inibitório.

Este controle inibitório, também chamado de freio inibitório, faz parte de um conjunto de habilidade, as funções executivas (irei falar delas em outro momento). Acontece que alguns estudos já demonstram que as crianças com autismo tendem a ter dificuldade com essas funções, como também acontece com as crianças com TDAH.

 A boa notícia é que essas funções podem ser desenvolvidas com estimulação! Ufa!

Separei 3 brincadeiras para desenvolver de forma divertida o controle inibitório.

Antes de iniciar as brincadeiras considere esses pontos:

Primeiro:

Comece devagar se a sua criança ainda é impulsiva. Proporcione momentos de espera de no máximo 3 segundos.

Segundo:

Faça com que o momento de espera seja divertido – para isso, utilizar suspenso, expressões faciais intensas, sons engraçados, movimentos corporais;

Terceiro:

Gradualmente aumente o tempo de espera, conforme perceber que a criança consegue.

AS BRINCADEIRAS

1º Brincadeira: descendo no escorregador

Como realizar:

segure a sua criança e conte “1, 2 , 3 e já!”. Assim que terminar solte-a para que escorregue da forma que achar mais divertido.

2º Brincadeira: Balão-avião

Como realizar:

encha um balão, mas não o amarre. Erga o braço bem alto e solte para que voe pelo quarto. As crianças pequenas geralmente adoram essa brincadeira e pedem para que o ciclo se repita várias e várias vezes. Aproveite para fazer caretas, barulhos engraçados enquanto assopra. Faça pausas e ao invés de encher o balão tente encher a criança, continue caso a sua criança demonstre gostar. Faça contagem para soltar o balão para que ele e voe.

Variação:

você pode entregar o balão para que a criança solte também, ajude-a soltar apenas após a contagem do “1,2,3 e já”.

3º Brincadeira: pula-pirata / pula-esquilo

Como realizar:

Sabe aquele jogo do pula pirata? Aquele que inserimos as espadas até o pirata pular? Então, aproveite essa brincadeira para fazer a troca de turno com a sua criança: uma vez ela coloca a espada, outra vez você coloca.

Variação:

você pôde usar qualquer outro brinquedo que já tenha em casa e que permita a troca de turnos. Mas lembre-se, oportunize esperas pequenas se a criança consegue esperar pouco, brincar precisar ser divertido.

Tem alguma outra ideia de como ajudar a criança esperar? Poste nos comentários pois adoraremos ter novas ideias.

Deixe um comentário