Esta atividade foi desenvolvida pela acompanhante terapêutica Fabianne Barreto, em sessão domiciliar. O objetivo foi trabalhar as metas de comunicação verbal, habilidades sociais e cognitivas (funções executivas).
Materiais:
- Cartela de bingo com os interesses da sua criança (aqui usamos os animais);
- Milho ou feijão para marcar nos animais sorteados.
- Você pode facilmente encontrar uma cartela específica pesquisando na internet.
Descrição:
Você vai precisar imprimir pelo menos duas cartelas do bingo (uma para você e uma para a criança). Lembre-se de imprimir todas as imagens que estão na cartela, recortar e colocar em um saquinho ou caixa para poder realizar o sorteio das imagens. Depois de todo material organizado, a diversão começa!
Enquanto os animais iam sendo sorteados eu fazia as vozes deles, como se eles estivessem falando com a criança. Uma variação da brincadeira foi narrar o sorteio, como se eu fosse a locutora de um circo. Estas palhaçadas (ou ações motivadoras), tornaram a brincadeira ainda mais interessante para a criança, que ficava animada para para ouvir as vozes, as narrações e aguardar a surpresa que viria com o próximo sorteio. Em seguida, fazíamos a checagem se havia o animal correspondente em nossa cartela.
Metas Trabalhadas:
- Comunicação verbal: estabelecimento do diálogo com pelo menos 3 ciclos -envolvendo perguntas, respostas e comentário.
- Cognitiva: Execução de 2 ações em sequência (“pegue o milho e marque a arara!!”); busca visual do animal sorteado.
- Habilidades sociais: aceitar e se divertir com as variações na brincadeira; realizar as trocas de turno (sortear os animais, imitar as vozes, fazer as narrações); participar de brincadeira típica e adequada à idade.
Material em PDF:
Acompanhante terapêutica: Fabianne Barreto, estudante de psicologia.
Supervisão: Janaine Silvestre, Psicóloga – CRP 18/02826, Mestre em psicologia (Processos de desenvolvimento e suas interfaces com a saúde psíquica), especialista em Reabilitação Neuropsicológica, formação em Psicologia Centrada na Pessoa, com foco em ludoterapia. Supervisora das Acompanhantes Terapêuticas. Diretora da Evolvere – Centro de Cuidado à Pessoa.