Como saber se o seu filho tem atraso de fala?

Você sabe como saber se seu filho tem atraso de fala? Um dos vídeos mais viralizados na internet é da pequena Alice de 2 anos, ela fala palavras complexas (clique e confira o vídeo). O que muitas vezes nos leva a imaginar que se trata de uma criança superdotada, porém, essa fala é próxima da fala esperada para as crianças dentro dessa faixa etária, já que Alice consegue produzir sons acima da média esperada para sua idade.

Por não ser uma fala comum, este tipo de realidade sempre nos leva a comparações entre nossos filhos e outras crianças, incluído a Alice. Mas será que isso é correto? Como eu posso saber se o meu filho está dentro do padrão de normalidade, para o desenvolvimento de fala?

Vou tentar te ajudar de uma forma simples e clara! Explicando o desenvolvimento da fala de crianças até seus 2 anos de idade.

Desenvolvimento da Fala

Até 1 ano e 6 meses:

Crianças antes de 1 ano normalmente começam a experimentar a fala, por meio de vocalizações. Elas se comunicam com variações nas entonações de choros, gargalhadas e gritos.

Muitas vezes, emitem sons como se conversassem, principalmente quando alguém fala de frente para elas. É justamente nesses momentos que os pequenos realizam o treino motor da fala, já que tentam copiar os movimentos que observam dos nossos lábios.

Nesse mesmo período elas aumentam a interação verbal, por meio de balbucios e é quando ocorre a produção das primeiras palavras. Com 1 ano e 6 meses já formam frases simples, com duas ou três palavras (exemplo: oi mamãe, quero mama, me dá, é meu).

Até 2 anos:

Aos 2 anos o seu vocabulário é mais amplo, chegando a falar cerca de 300 palavras. Dando início as perguntas de nomes e funções.

É importante ressaltar que nesse período as crianças ainda estão em aquisição de fonemas (sons da fala).

Por isso, há uma dificuldade em conseguir compreender o que elas querem expressar.

Durante esse tempo precisamos oferecer a elas um ambiente rico em estímulos verbais. Isso não quer dizer eletrônicos! (aliás, este é um assunto para outro momento). Ou seja, a criança precisa de momentos de diálogo, contação de histórias e brincadeiras indicadas para a idade, o que podemos considerar como os famosos estímulos. Porém, se mesmo após estes estímulos serem apresentados ao seu pequeno de forma insistente e ele ainda apresentar dificuldade em acompanhar os marcos do desenvolvimento de fala (tabela 1). Busque um profissional especializado, como um fonoaudiólogo infantil.

Tabela 1

1 comentário em “Como saber se o seu filho tem atraso de fala?”

Deixe um comentário