Imaginação no Palito

Esta atividade foi desenvolvida pela acompanhante terapêutica Fabianne Barreto, em sessão domiciliar. O Objetivo foi trabalhar as metas da psicologia e da psicopedagogia, uma vez que a criança faz acompanhamento multidisciplinar na Evolvere.

Você vai precisar de:

  • Rolo de papel higiênico;
  • Palitos de churrasco;
  • Tinta;
  • Imagens de sorvete (você pode confeccionar também, nesta brincadeira eu fiz de material EVA);
  • Criatividade e muita disposição para se divertir.

Descrição:

Inicialmente pintamos o rolo de papel higiênico e fizemos os “buracos” com o próprio palito (na foto  os palitos ainda não tinham sidos pintados).

Na brincadeira, o rolo de papel higiênico era uma geladeira e imaginamos que os palitos eram potinhos de cobertura.

Em cada ciclo da brincadeira, a criança pegava um sorvete e escolhíamos as coberturas. Como as coberturas estragam fora da geladeira, assim que colocávamos no sorvete, precisávamos guardar de novo na geladeira.

Uma dica para deixar a brincadeira ainda mais interessante é usar cores bem vivas ou desenhar imagens de interesse da criança na geladeira.

Variação:

Para deixar a brincadeira ainda mais complexa, vocês podem montar uma sorveteria. Tenha acesso à algumas ideias de como ampliar está brincadeira  no texto publicado aqui no nosso blog, “O Mercado dos Dinossauros”.

Objetivo:

O objetivo foi que a criança conseguisse passar o palito de um “buraco” para outro. Para deixar o processo mais divertido, usamos a imaginação e abusei de comédia pastelão (esta criança tem especial apreço por essas gracinhas).

Variação:

Fiz alguns sorvetes de EVA, então os palitos representaram cobertura para o sorvete e o rolo de papel higiênico era a geladeira.

Metas trabalhadas:

  • Coordenação motora fina;
  • Imaginação;
  • Criatividade;
  • Modulação no uso da força.

Acompanhante terapêutica: Fabianne Barreto, estudante de psicologia.

Supervisão: Janaine Silvestre, Psicóloga – CRP 18/02826, Mestre em psicologia (Processos de desenvolvimento e suas interfaces com a saúde psíquica), especialista em Reabilitação Neuropsicológica, formação em Psicologia Centrada na Pessoa, com foco em ludoterapia. Supervisora das Acompanhantes Terapêuticas. Diretora da Evolvere – Centro de Cuidado à Pessoa.

Deixe um comentário