Esta atividade foi confeccionada pela Acompanhante Terapêutica Eduarda Rodrigues, em sessão domiciliar com uma criança.
Você vai precisar de:
Computador com internet para realizar a busca das imagens (use revistas, caso não tenha acesso ao computador), impressora, tesoura, cola, papel cartão (opcional).
Objetivo:
trabalhar as metas de desenvolvimento que envolvem:
- Planejamento cognitivo;
- Execução de atividade planejada;
- Monitoramento, desenvolvimento motor (recortar);
- Habilidade social de participar de uma atividade típica à idade.
Este jogo da memória foi montado juntamente com uma criança que adora o desenho da patrulha canina, é o seu desenho favorito! Como as metas de desenvolvimento desta criança envolvem a estimulação das funções executivas, planejar e confeccionar jogos faz parte do seu plano terapêutico.
Primeiramente escolhemos a temática do jogo (você pode fazer a mesma atividade, com o tema mais querido da sua criança, use personagens de desenhos, filmes ou assuntos de interesse). Posteriormente escolhemos algumas imagens dos personagens e colocamos em um documento do word, para imprimir.
É importante optar por um tema que seja de interesse da criança pois irá tornar a brincadeira mais atraente – este fator motivacional irá facilitar a manutenção do interesse e atenção da criança quando for chamada a superar os desafios do seu desenvolvimento.
Como esta criança tem uma importante dificuldade motora, o papel cartão já estava recortado e cada quadrado tinha uma marcação, delimitando o lugar que cada personagem deveria se encaixar.
Neste momento a criança era convidada a realizar a colagem de forma mais autônoma possível, com redução gradual de ajuda física.
Hora da diversão…
Por fim, brincamos juntos!
Durante a brincadeira, a criança foi estimulada a:
- esperar a sua vez (controle inibitório);
- manter a atenção enquanto não era a sua vez (para memorizar os personagens revelados).
Esta criança ainda se beneficia de um ambiente com poucos distratores para manter a sua atenção até o final da brincadeira (quarto com a maior parte dos brinquedos guardados), dessa forma, pudemos iniciar e finalizar a brincadeira, para depois mudarmos de brincadeira.
Acompanhante terapêutica: Maria Eduarda Rodrigues, estudante de psicologia.
Supervisão: Janaine Silvestre, Psicóloga – CRP 18/02826, Mestre em psicologia (Processos de desenvolvimento e suas interfaces com a saúde psíquica), especialista em Reabilitação Neuropsicológica, formação em Psicologia Centrada na Pessoa, com foco em ludoterapia. Supervisora das Acompanhantes Terapêuticas. Diretora da Evolvere – Centro de Cuidado à Pessoa.