Depois de um diagnóstico, cuidadores e familiares se perguntam: E agora? O que nós podemos fazer? Esse é o assunto do post de hoje! Mas, primeiramente, vamos relembrar o conceito de Dislexia?
O que é Dislexia?
A Dislexia é um Transtorno Específico de Aprendizagem, que causa prejuízo na precisão, velocidade e/ou fluência da leitura. Características geralmente apresentadas por pessoas com dislexia são:
- Dificuldades com leitura e escrita;
- dificuldades em lembrar o nome de cada letra;
- leitura lentificada e com pouco ritmo;
- dificuldades em brincadeiras de rima;
- desatenção ou dispersão em algumas situações;
- dificuldades com as ordens das letras no alfabeto, entre outros.
O diagnóstico de dislexia é muito importante para a elaboração do planejamento terapêutico de cada indivíduo e acesso as políticas públicas.
Após o diagnóstico, algumas ações podem ser tomadas:
1. Procura por profissionais especializados
Junto ao diagnóstico, são conferidas orientações e encaminhamentos. Por exemplo, acompanhamento psicoterápico, psicológico, fonoterápico, neuropediátrico, entre outros, podem ser indicados. É importante que as intervenções terapêuticas indicadas para seu filho sejam realizadas com profissionais capacitados, com experiência e conhecimento sobre Dislexia. Você pode encontrar profissionais por meio de indicações, guia médicos entre outros.
2. Contato com a escola
Conversar com professores e coordenadores da escola de sua criança/adolescente também é vantajoso. Com o conhecimento do diagnóstico, a escola deverá propor adaptações e acesso a recursos escolares didáticos para inclusão do aluno com Dislexia – de acordo com a Lei Nº 11239/2020. Um relacionamento de confiança, respeito e apoio entre familiares e educadores também colabora para o desenvolvimento e inclusão de seu/sua filho(a).
2. Contato com a escola
Conversar com professores e coordenadores da escola de sua criança/adolescente também é vantajoso. Com o conhecimento do diagnóstico, a escola deverá propor adaptações e acesso a recursos escolares didáticos para inclusão do aluno com Dislexia – de acordo com a Lei Nº 11239/2020. Um relacionamento de confiança, respeito e apoio entre familiares e educadores também colabora para o desenvolvimento e inclusão de seu/sua filho(a).
3. Se preferir, busque apoio.
Em nosso estado, temos a Associação Matogrossense de Dislexia que trabalha em prol da conscientização e identificação da Dislexia, assim como sobre os direitos da pessoa com Dislexia. Além do mais, também acolhe e orienta familiares, promove eventos e discussões sobre o tema.
3. Se preferir, busque apoio.
Em nosso estado, temos a Associação Matogrossense de Dislexia que trabalha em prol da conscientização e identificação da Dislexia, assim como sobre os direitos da pessoa com Dislexia. Além do mais, também acolhe e orienta familiares, promove eventos e discussões sobre o tema.
4. Valorizar o esforço e as evoluções de sua criança/ adolescente
Pequenos progressos podem ser valorizados e comemorados. Se sentir amado, respeitado e valorizado contribui para a autoestima, aprendizagem e vínculo entre criança/adolescente e seus cuidadores.