Como funciona a brincadeira:
A brincadeira consiste em montar um pequeno supermercado com a participação dos dinossauros como atendentes e clientes, além de alguns elementos ligados a esse grupo de animais, como os ovos dos dinossauros.
Ademais, você pode utilizar os alimentos que a criança geralmente gosta de consumir, juntamente com aqueles que ela precisa integrar à dieta.
Cenário:
- Uma imagem de um supermercado pode ser colada no lugar onde a brincadeira será realizada;
Elementos dispostos:
- Dinheiro de brincadeira para poder comprar os produtos;
- Imagens dos alimentos para compra: alimentos de maior interesse da criança;
- Alimentos que estão em processo de introdução e aqueles que ela tem dificuldade de consumir;
- Imagens dos dinossauros que ela mais gosta e da forma que mais lhe atrai (podem ser mais reais ou em animação);
Imagens disponíveis em PDF ao final do post.
Dica 1:
A brincadeira pode ser feita em um local da cozinha, para que seja feita uma associação ao lugar onde os alimentos ficam;
Dica 2:
Os personagens podem ser colados em palitos de picolé para certa preservação deles e serem utilizados em outras brincadeiras, como a de contação de histórias e teatro.
Dica 3:
Os ovos também podem ser feitos de massinha de modelar colorida.
Dica 4 (opcional):
Tenha uma “caixa registradora” para auxiliar na organização da brincadeira. Pode ser aquela comprada ou você pode confeccionar com uma caixa de sapato de papelão. Ah, vocês podem personalizar com desenhos e figurinhas.
Objetivos/Metas:
- Interação social;
- Compreensão das emoções e expressões faciais;
- Compreender e responde a instruções verbais para a realização de 2 ação rotineira por vez;
- Interação em uma brincadeira simbólica;
- Formulação de perguntas;
- Apresentação de alimentos que a criança tem alguma dificuldade no consumo e que são necessários para o desenvolvimento dela;
Ações motivadoras
- Onomatopeias durante a brincadeira (barulho da caixa registradora, da contagem do dinheiro, etc…)
- Alternância das vozes na troca de personagens;
- A utilização dos dinossauros, o qual é assunto de interesse da criança;
- A utilização de alimentos que a criança apresenta um maior interesse.
Materiais em PDF:
Acompanhante terapêutica: Kellen Fonseca, estudante de psicologia.
Supervisão: Janaine Silvestre, Psicóloga – CRP 18/02826, Mestre em psicologia (Processos de desenvolvimento e suas interfaces com a saúde psíquica), especialista em Reabilitação Neuropsicológica, formação em Psicologia Centrada na Pessoa, com foco em ludoterapia. Supervisora das Acompanhantes Terapêuticas. Diretora da Evolvere – Centro de Cuidado à Pessoa.