O processo de mudança envolve diferentes níveis de consciência sobre a experiência.
Entendemos que toda mudança abrange a capacidade que uma pessoa tem de se transformar, modificar a forma como está vendo e sentindo a realidade, encontrando suas habilidades e potenciais advindos de suas próprias compreensões, respeitando cada vez mais o que sente, pensa e suas escolhas.
Assim, quando percebemos que precisamos mudar nossas atitudes diante da vida, em seguida tomamos consciência dos elementos que estão dificultando e prejudicando nosso funcionamento, iniciando um processo de mudança efetivamente.
Para seguir nesse processo é importante reconhecer que a mudança nos faz entrar em contato com alguns sentimentos desagradáveis como, por exemplo, o medo do desconhecido, o receio de fracassar, a ansiedade por estar deixando para trás o que já lhe é familiar, entre outros.
Por isso é necessário realizarmos uma preparação para seguir nesse processo, nesse momento de preparação é necessário identificar quais são as atitudes que levariam você ser a pessoa que deseja ser e quais atitudes te afastam disso.
É importante também, observar o que você tem sentido, entrar em contato com suas emoções, reconhecer quem você está sendo e as incoerências que te angustiam. Assim, será possível encontrar saídas que ajudam a lidar com as adversidades.
Em toda mudança há perdas, ganhos, riscos e consequências, entretanto, não dá para querermos viver a mesma vida e termos resultados diferentes. Por isso estar consciente dos obstáculos, identificá-los e refletir sobre diferentes formas de lidar com eles podem ajudar no seu processo de mudança.
Caso você esteja passando por um processo de mudança saiba que o serviço da psicologia pode ajudá-lo nisso.
Entre em contato conosco e converse com uma de nossas psicólogas para conhecer e entender o que faz sentido para você.