Muito perguntam: O que é felicidade?
E a resposta é a seguinte:
Ninguém é feliz o tempo todo. Ser saudável não significar estar alegre o tempo todo.
Terá dias em que vamos acordar meio mal humorados, ou meio tristes... às vezes alguma coisa triste acontece e nos chateia, às vezes nos deparamos com algum desafio, alguma dificuldade, na família, no emprego, ou no relacionamento, e tudo bem não estar bem o tempo todo.
O que precisamos buscar é estar saudáveis, pois mesmo que não sejamos felizes o tempo todo, podemos estar saudáveis e em paz.
E o que fazer para ter essa paz, e ter essa saúde psicológica?
Costumo dizer para os meus pacientes que saúde mental é estar conectado consigo mesmo, consciente dos próprios sentimentos no aqui e agora.
Isso quer dizer que quanto mais você entende os seus sentimentos, mais clareza você terá para tomar as decisões mais saudáveis para você, e consequentemente será mais feliz.
Pode parecer estranho, mas é muito fácil perdermos a noção dos próprios sentimentos, pois se você olhar bem, a sociedade, como um todo, ainda não vê com bons olhos a expressão de sentimentos.
Tem sempre alguém para dizer que chorar é fraqueza, que você não pode ficar triste nunca, dentre outras frases de positividade tóxica. E a verdade é que só conseguimos superar um sentimento triste, se a gente se permitir sentir, e ser acolhido, não repreendido.
Então… O que fazer?
Então quando alguém está triste, em vez de reprimir sua expressão, devemos acolher através de palavras de apoio e depois sim pode ser a hora de motivar a pessoa a seguir em frente.
No entanto, devido a tantas experiências de repressão desses sentimentos a gente pode acabar parando de se expressar e com o tempo nem a gente se percebe mais.
Isso causa uma desconexão de você com você mesmo que te impede de fazer as escolhas mais saudáveis para você, e então o autocuidado é negligenciado, levando ao adoecimento mental.
Portanto, se você estiver se sentindo assim a psicoterapia é o serviço que você precisa para cuidar da sua saúde mental e te ajudar a ser a sua melhor versão.