Você já ouviu falar em Orientação Profissional?

Dúvidas em relação à escolha profissional são muito comuns, principalmente na etapa de finalização dos anos escolares em que o jovem precisa se despedir do ambiente que frequentou por tantos anos, das pessoas com quem conviveu, mas principalmente precisa se despedir da realidade que conhece para dar os primeiros passos mais autênticos de sua vida e construir seu projeto de vida, o que podemos ver claramente no processo de escolha profissional que se encaminha para a construção de uma carreira.

Costumo dizer que a nossa profissão revela aspectos de nossa personalidade, nossas habilidades e interesses, e escolher uma profissão coerente com esses aspectos é fundamental para que haja uma realização pessoal na vida profissional.

Por isso, diante da dificuldade para realizar essa escolha tão importante a Orientação Profissional visa identificar opções profissionais possíveis através de traços de personalidade, interesses e habilidades. Isso ocorre durante algumas sessões, e por mais informações que o processo de Orientação proporciona, a decisão final é do cliente.

Portanto, um bom processo de Orientação para a Escolha Profissional visa trabalhar três pontos:


1. Autoconhecimento

O primeiro ponto é muito importante e sem ele dificilmente nos sentiremos realizados, pois é apenas com autoconhecimento que podemos fazer escolhas coerentes com nossos interesses e construir um projeto de vida satisfatório.

2. Conhecimento sobre as profissões e mercado de trabalho

Além disso, é necessário ter informações para que seja feita uma escolha satisfatória e conhecer sobre as profissões e o mercado de trabalho é fundamental para descobrir possíveis caminhos, bem como conhecer sobre as atividades profissionais, informações sobre rotina de trabalho, informações sobre cursos e possibilidades de atuação.

3. Desenvolvimento da capacidade para fazer escolhas

Contudo, diante do processo dificuldades de ordem emocional podem ser percebidas, o que indica que muitas questões de nossa vida atravessam a vida profissional e podem influenciar e até dificultar que escolhas autênticas sejam feitas. Assim, tais dificuldades podem ser trabalhadas em Orientação Profissional através da facilitação do autoconhecimento e caso essa dificuldade persista pode ser indicada psicoterapia.

Desse modo, a Orientação Profissional abrange a amplitude que ela permite, pois a escolha profissional é um Projeto de vida.

Deixe um comentário